quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Alambique Pedro Alemão, em Porto Belo, parada obrigatória para os amantes de cachaça

Não sou uma pessoa fã de cachaça. Para mim, essa típica bebida brasileira serve apenas para fazer caipirinha, que eu amooo. Mas a cachaça não pode ser qualquer uma porque senão a caipirinha não fica boa.
 
Na nossa primeira viagem a Bombinhas, pedimos uma caipirinha em um restaurante e simplesmente amamos o sabor. Perguntamos ao garçon qual era a cachaça e ele nos trouxe uma garrafa para conhecermos. Era a cachaça do Alambique Pedro Alemão, em Porto Belo, cidade beeem próxima a Bombinhas. Decidimos conhecer, afinal, somos um casal que adora descobertas e novos sabores.

O Alambique é bem pequeno mas com produção bem variada e atendimento fenomenal. Além da cachaça, eles produzem alguns licores e que ficam a disposição dos clientes para degustação.  Mas não pense que vai chegar la, experimentar tudo o que tem direito e ir embora sem levar nada. Se você não comprar nenhuma bebida, seja cachaça ou licor, tem uma taxa pela degustação.

Na nossa primeira compra, optamos por trazer alguns litros de cachaça (sim, litros porque só voltaríamos um ano mais tarde) e alguns licores. Eu fiquei apaixonada pelo licor de Jabuticaba. Confesso que estou aqui escrevendo e me segurando para não pegar um cálice para degustar agora... risos

Ainda compramos licores de ervas, que é o mais vendido do alambique, de chocolate, de café e de amêndoas. E ainda tinham os sabores de chocolate branco, maracujá, pistache, coco e gengibre. Todos com sabores bem marcantes e aveludados, bem gostosos mesmo. Mas o meu preferido continua sendo o de jabuticaba. PERFEITO!!

As cachaças também possuem variações, como a de melaço, a envelhecida (dizem que é para tomar pura, eu não curto), a bi-destilada, a de cana e a de melado.  

A estória do Alambique é bem interessante: Pedro Antônio Richartz chegou em Porto Belo há mais de 50 anos, acompanhado da esposa, a senhora Adelina. Compraram um terreno e construíram o alambique. Dois anos depois, começaram a plantar a cana de açúcar para iniciar a produção de cachaça dois anos mais tarde. Desde então, não pararam mais - para a nossa felicidade.

O maquinário, que era movido a tração animal, se modernizou com o passar do tempo e hoje utiliza motor elétrico. O senhor Pedro faleceu há 13 anos e quem passou a tocar os negócios foi um dos filhos do casal, Mário.

Se você gosta de cachaça, precisa experimentar essa. E os licores também precisam ser degustados. pode confiar que você não vai se arrepender!!!

Fica a dica: http://www.portobelo.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/266







Nenhum comentário:

Postar um comentário