terça-feira, 6 de março de 2018

Cosme, em NY, uma boa pedida para saborear a cozinha mexicana

Nova Iorque é, decididamente, a minha cidade preferida para grandes experiências gastronômicas. Em mais uma ida a "cidade que nunca dorme", pude conhecer diversos restaurantes que estavam na minha lista pelas críticas que já tinha lido a respeito... então, vou começar uma série de posts com dicas valiosas para quem quer curtir a noite da alta gastronomia novaiorquina... vem comigo!!

Assim que chegamos em NY, fomos convidados por um casal de amigos muito querido para uma noite de muita comida mexicana... eu realmente não imaginava que eles estavam falando sério quando mencionaram o "muita comida"... Hehe. 

Nossa primeira parada foi no Cosme, considerado um dos 50 melhores restaurantes do mundo... imagina a expectativa. A cozinha é mexicana, mas com pratos bem diferenciados. Muitas pessoas vão la esperando um lugar calmo, sofisticado... mas acho que essas características não combinam com comida e ambiente mexicano. Então, pode esperar por um lugar incrível, com decoração descontraída, música alta e muito barulho... mas espera, que o melhor ainda está por vir.

Como estávamos com uma amiga que mora em NY há muitos anos e é chef de cozinha, nem pegamos no cardápio. Ela que pedia os pratos e, os que ela não pedia, também vinham para a nossa mesa porque era amiga dos chefs do restaurante - rsrs... então, imagina como foi a nossa noite.

Todos os pratos tinham apresentação impecável, sabores fortes e marcantes, como pede uma boa cozinha mexicana, e harmonizações diferenciadas... vale lembrar que as porções eram pequenas, como se fossem entradas, e todas para share, dividir.

Mole Poblano
Nessa noite, conheci o tradicional Mole Poblano, um molho típico do estado de Puebla e preparado com vários tipos de malagueta, especiarias e ervas aromáticas, tomate, algo, cebola, sal, amêndoas ou amendoim, passas, azeite e, no final do preparo, chocolate. O mole pode levar mais de 20 ingredientes. Imagina o trabalho... hehe 

Agora a pergunta que não quer calar: qual a minha percepção do Mole? Não gostei neeeem. ahahahaha. Achei bem forte para o meu paladar! Mas não sobrou nem um pouquinho no prato. Todas as pessoas que estavam na mesa se esbaldaram, menos eu!!! 

Vou listar alguns dos pratos que pedimos: a tradicional guacamole (não pode faltar, né?), vários tipos de tacos, pato com uma saladinha verde divina (eu sou suspeita para falar de pato porque adorooooo), polvo, um escalope frio que superou a minha expectativa, o mole e, finalizamos com um delicioso trio de sorbet.
Pão 

Posso afirmar com toda convicção que esse é um restaurante que vale a pena conhecer, mas não repetir. Acho que Nova Iorque tem ainda muito a ser desbravada na área gastronômica... hehe. O preço é bem justo e os drinks são imperdíveis.  

Ah, vale uma citação especial para o pão. Além de delicioso, é lindo. Feito com delicadeza... a folha super fina e crocante!!!
  

   Fica a dica:http://cosmenyc.com


                                          
                           
                                                 


    




Nenhum comentário:

Postar um comentário