quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Grelhador de Alfama, em Lisboa, um lugar cheio de estórias

Durante nossa rápida passagem por Lisboa, fomos conhecer o bairro de Alfama, o mais antigo da cidade e onde você encontra as melhores de fado de Portugal, assim dizem os moradores desse bairro.  Risos. Em Alfama, apenas os moradores podem entrar com carro. Os turistas devem seguir a pé. Existe uma cancela delimitando a rua.

Como tínhamos um conhecido na cidade e dono de restaurante, ele nos levou para jantar no seu estabelecimento, claro, o Grelhador de Alfama, uma das casas mais tradicionais de Lisboa, com quase 15 anos de existência e que está localizado no coração de Alfama, na Rua dos Remédios.

O restaurante é bem pequeno, serve apenas umas cinco mesas e são os próprios donos quem servem as mesas. Eles nos apresentaram um típico jantar português. Começamos com uma boa seleção de queijos e, pasmem, servidos com camarão. Nunca tinha comido assim. O camarão é cozido inteiro, com casca e temperado apenas com cebola e sal. Uma delícia. Muito bom mesmo.

Depois, nos serviram um refogado de cogumelos preparado com abacaxi assado, uma das especialidades da casa. Eu não sou muito fã de cogumelos, mas tive que provar e dar o braço a torcer, estava realmente muito saboroso. Consistência perfeita e bem quentinho, temperatura ideal para uma noite de inverno. Ainda nos trouxeram uma carne assada. Um verdadeiro carnaval de sabores, pratos e temperos. Ainda fechamos nossa noite de gastronômica com mousse de manga e creme de leite com canela. Não sei dizer qual estava mais gostoso. Ah, tudo harmonizado com um bom e típico vinho português, que agradou e muito ao meu paladar.

Pelas estórias que ouvi do restaurante, o local onde ele foi construído já existia desde 1732. Tudo leva a crer que a casa - o restaurante é uma casa e não um restaurante como estamos acostumados a ir, seja ainda mais velha. O chão é feito de pedras e eles preservaram isso para não deixar a memória do lugar morrer.

Comida boa, vinho bem equilibrado, companhias maravilhosas e lugar que ficará na minha memória. Grelhador de Alfama, mais que um restaurante, uma verdadeira aula de cultura portuguesa. Ora pois...

PS.: Me desculpem pelas fotos, mas só lembrei de começar a fotografar depois que já havíamos começado a comer. E podem reparar que não existe muito capricho na mesa e nem nos pratos. Diferentemente do que estamos acostumados, não é?

       
   
                                         




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário